Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago - Resenha



A obra de José Saramago, vem representar a literatura contemporânea européia em língua portuguesa, onde o autor cria uma forma metafórica ou alegórica do avesso da condição humana; usa-se da imagem da cegueira para denunciar o homem ao próprio homem. O enredo me parecia assustador, mas é como ele mesmo diz, o livro carrega sofrimento do início ao fim.

"Ensaio sobre a cegueira", me apresentou dificuldades de ser lida, não só pelo conteúdo filosófico, mas pelo estilo de Saramago: As falas entre vírgulas, me forçaram a mergulhar nas idéias do autor, é quase impossível parar em meio as mesmas. As desconstrução linear do tempo nas idas e vindas nas memórias de suas personagens, me deixou por alguns momentos perdido. Não há referência temporal, o que me impediu de saber o contexto-histórico da obra, não diz o espaço físico onde ocorre a narrativa e uma peculiaridade que me deixou entusiasmado, ele deixou suas personagens no anonimato, rotulando-os por outros meios (parentesco/profissão), como: "a mulher do médico".

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara." Uma epígrafe muito bem elaborada, para uma obra que nos faz enxergar e repensar a humanidade. O autor nos faz  enxergar um questionamento entre essas duas atitudes, "olhar" como percepção visual e "ver" como como reflexão, investigação introspectiva do que está à nossa vista "ver", é apresentado como desprendimento da artificialidade, um mergulho no interior humano em busca do autoconhecimento.

A cegueira branca é o ponto de partida para a desintegração humana, remetendo todos a uma desorganização estrutural e afetiva, causando uma alienação total do homem em relação à si próprio.

A obra analisa a relação do homem, espaço e coletividade, traçando os limites da civilização e do caos. Como numa obra de arte, onde o passado e o presente fundem-se e os estratégias inovadoras e passadistas se entrelaçam, Saramago nos convida a repensar a vida humana,o mundo em que vivemos e recriá-lo.

Além disso, percebi que a cegueira que a população contraiu era branca; portanto ao invés de jogar na escuridão as pessoas que a contraíram, leva-as iluminação e revelação.

Unknown

2 comentários: